Resumo (10ª SESSÃO ORDINÁRIA de 2025 da 1ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura)

Impressão PDF

Identificação Básica
Tipo de Sessão: SESSÃO ORDINÁRIA
Abertura: 16/06/2025 - 18:00
Encerramento: 16/06/2025 - 21:00



Mesa Diretora
Presidente: Allyson da Silva Medeiros / SD
Primeiro-Secretário: Ângela Mayara Ferreira do Rêgo / SD
Segundo-Secretário: José Humberto de Souza / PODE



Lista de Presença na Sessão
Aerton Sérgio Belo de Alexandria / PSDB
Allyson da Silva Medeiros / SD
Ana Paula Rodrigues Emerenciano de Souza / PSDB
Ângela Mayara Ferreira do Rêgo / SD
Geraldo Emídio de Araújo / PSDB
José Humberto de Souza / PODE
Josémilton Gomes do Rego / PODE
Placido Tomaz de Lima Neto / PSDB



Justificativas de Ausência na Sessão
Parlamentar Justificativa Ausente em
Jancele Wendell da Silva AUSÊNCIA POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR Sessão



Expedientes
ABERTURA DA SESSÃO:

Ao décimo sexto dia do mês de junho de 2025, segunda-feira, às dezoito horas, reuniu-se ordinariamente no plenário da câmara municipal de Várzea, do Palácio Prefeito Severino Florêncio Sobrinho, situado na Rua Sete de Setembro, número treze, centro, município de Várzea, Estado do Rio Grande do Norte. Sob a presidência do vereador Allyson da Silva Medeiros, secretariada pela vereadora Ângela Mayara Ferreira do Rêgo.

APRECIAÇÃO DA ATA DA SESSÃO ANTERIOR:

Verificado o número legal de vereadores presentes, conforme o regimento interno, o Presidente iniciou a sessão invocando o nome de Deus e solicitando aos vereadores que assinassem a folha de frequência. Em seguida, solicitou a vereadora, Ângela Mayara Ferreira do Rêgo para que fizesse a leitura da Ata da sessão anterior. Após a leitura, o Presidente colocou a ata em discussão. Não havendo discussão da ata, a ata foi aprovada por unanimidade




Matérias do Expediente
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - REQUERIMENTO nº 13 de 2025
Turno: Único
Autor: Josémilton Gomes do Rego
Processo: 13/2025
Requer, na forma regimental, após ouvido o Plenário, que seja encaminhado ofício ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Várzea/RN, com cópia para a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, solicitando a adoção de providências para a padronização da feira livre do município de Várzea/RN, com a instalação de tendas de proteção contra sol e chuva, bem como a disponibilização de bancas novas, padronizadas e de fácil montagem e desmontagem.
APROVADO POR UNANIMIDADE

Obs.: Após a leitura, o requerimento foi posto em discussão. O vereador autor, Josémilton Gomes, fez uso da palavra, saudando todos os presentes e, em seguida, solicitou que os parlamentares analisassem a matéria apresentada, pois esta relatava a experiência de presenciar a padronização da Feira de Carrasco. Ele expressou o desejo de que essa realidade fosse estendida à cidade de Várzea, melhorando assim a situação dos feirantes. Em seguida, o vereador Geraldo Emídio de Araújo, ao fazer uso da palavra, cumprimentou os presentes na sessão e parabenizou o autor do requerimento. Posteriormente, manifestou sua preocupação quanto à disponibilização das bancas, visto que alguns feirantes já enfrentam dificuldades para armazenar as atuais. Caso a nova infraestrutura seja implementada, ele destacou que o Poder Executivo deverá viabilizar um local adequado para guardar as novas bancas.
2 - REQUERIMENTO nº 12 de 2025
Turno: Único
Autor: José Humberto de Souza
Processo: 12/2025
Requer a diminuição e fiscalização de excesso de som e ruídos na cidade.
APROVADO POR UNANIMIDADE

Obs.: Logo após a abertura da discussão do requerimento, o autor, José Humberto de Souza, ao fazer uso da palavra, cumprimentou todos os membros da Casa Legislativa. Em seguida, destacou a importância de uma fiscalização mais rigorosa, relatando que presenciou um incidente lamentável em que o volume excessivo de som atrapalhava o atendimento dos agentes de saúde. O vereador Plácido Tomaz de Lima Neto, ao usar a palavra, saudou os presentes na Casa Legislativa e manifestou seu posicionamento sobre o requerimento. Ele afirmou que o excesso de som é um problema recorrente no município e sugeriu a regulamentação de horários e dias para a utilização de aparelhos de som em alto volume.
3 - REQUERIMENTO nº 10 de 2025
Turno: Único
Autor: Aerton Sérgio Belo de Alexandria
Processo: 10/2025
requerer, após ouvida esta Casa Legislativa, que seja encaminhado OFÍCIO à Secretaria Municipal de Saúde e ao Chefe do Poder Executivo Municipal, solicitando informações formais quanto à efetiva implementação da Lei nº 014/2025, sancionada em 13 de maio de 2025, que dispõe sobre o Programa de Desempenho da Atenção Primária à Saúde no município de Várzea/RN.
APROVADO POR UNANIMIDADE

Obs.: Após ser posto em discussão, o vereador Aerton Sérgio Belo de Alexandria, autor do requerimento, destacou a importância da solicitação de esclarecimentos sobre o programa, uma vez que, até o momento, não houve repasse aos servidores da área de saúde. Em seguida, a vereadora Ângela Mayara cumprimentou os presentes na sessão e apresentou as informações repassadas pelo Chefe do Executivo. Ele justificou que o repasse do Programa de Desempenho da Atenção Primária à Saúde ainda não havia sido realizado devido a questões burocráticas, mas garantiu que o pagamento seria efetuado ainda neste mês, incluindo os valores retroativos referentes ao mês anterior. Por fim, o vereador Aerton Alexandria agradeceu à vereadora Ângela Mayara pela iniciativa de buscar os esclarecimentos solicitados no requerimento.
4 - REQUERIMENTO nº 11 de 2025
Turno: Único
Autor: Aerton Sérgio Belo de Alexandria
Processo: 11/2025
requer ao Poder Executivo a construção de um novo abatedouro municipal, visando atender às demandas da nossa população, garantir a segurança sanitária e fomentar a economia local.
APROVADO POR UNANIMIDADE

Obs.: Após a abertura da discussão sobre o requerimento, o vereador Aerton Alexandria, autor da proposta, enfatizou a importância da construção de um novo abatedouro público, destacando que a falta dessa infraestrutura compromete a saúde da população. Em seguida, o vereador Presidente, ao usar a palavra, parabenizou o autor do requerimento e lembrou que uma proposta semelhante, aprovada na legislatura anterior, foi encaminhada a diversos gabinetes em Brasília, mas não obteve retorno. Ele manifestou a expectativa de que o Executivo municipal tome as providências necessárias. Por fim, o vereador Geraldo Emídio, ao se pronunciar, parabenizou o vereador Aerton Alexandria pela iniciativa e ressaltou a necessidade de um transporte adequado para a carne, complementando a discussão sobre a importância da estrutura proposta.
5 - REQUERIMENTO nº 14 de 2025
Autor: Aerton Sérgio Belo de Alexandria
Processo: 14/2025
Requer, após ouvido o Plenário, que seja instituída a Medalha de Mérito Cultural do Município de Várzea, a ser concedida a pessoas físicas ou jurídicas, artistas, mestres da cultura popular, grupos, instituições ou iniciativas que tenham prestado relevantes contribuições para a promoção, valorização, difusão e preservação da cultura local.
Matéria lida

Obs.: Requerimento será estudado pela casa e debatido na próxima sessão.



Lista de Presença na Ordem do Dia
Aerton Sérgio Belo de Alexandria / PSDB
Allyson da Silva Medeiros / SD
Ana Paula Rodrigues Emerenciano de Souza / PSDB
Ângela Mayara Ferreira do Rêgo / SD
Geraldo Emídio de Araújo / PSDB
José Humberto de Souza / PODE
Josémilton Gomes do Rego / PODE
Placido Tomaz de Lima Neto / PSDB



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - PROJETO DE RESOLUÇÃO nº 1 de 2025
Autor: Mesa Diretora
Processo: 2/2025
Altera o Regimento Interno da Câmara Municipal de Várzea, para modificar o horário das sessões ordinárias.
APROVADO POR UNANIMIDADE

Obs.: Após a abertura da discussão sobre o projeto de resolução, o vereador Aerton Alexandria manifestou preocupação quanto aos possíveis impactos da proposta no regimento interno da Casa Legislativa. Em resposta, o vereador presidente Allyson Medeiros esclareceu que eventuais alterações ao regimento interno só seriam implementadas mediante consenso unânime entre os parlamentares. Acrescentou ainda que a mudança no horário das sessões ordinárias vem sendo debatida desde o início do ano na Casa e que o projeto de resolução em questão trata exclusivamente dessa alteração de horário.



Conteúdo Multimídia



Considerações Finais

Não havendo matéria a ser apreciada, o Presidente facultou a palavra. O vereador Plácido Tomaz de Lima Neto manifestou seus agradecimentos aos colegas vereadores, destacando que este primeiro período representou uma fase de adaptação para todos. Ressaltou ainda que os discursos acalorados fazem parte do debate democrático, sendo o bem comum o objetivo maior desta Casa Legislativa.

Posteriormente, o Presidente anunciou as informações referentes ao recesso servidores da Casa Legislativa, que ocorrerá de 20 a 30 de junho, com exceção do dia 24 de junho, data em que será realizada uma audiência pública sobre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), para a qual convidou todos os presentes a participarem.

Não havendo mais vereadores a fazer uso da palavra, o Presidente agradeceu a presença de todos e declarou encerrada a 10ª Sessão Ordinária, convocando os edis para a próxima sessão, que ocorrerá após o período de recesso.