Resumo (9ª SESSÃO ORDINÁRIA de 2026 da 2ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura)

Impressão PDF

Identificação Básica
Tipo de Sessão: SESSÃO ORDINÁRIA
Abertura: 01/06/2026 - 10:00
Encerramento: 01/06/2026 - 11:30



Mesa Diretora
Presidente: Allyson da Silva Medeiros / SD
Vice-Presidente: Jancele Wendell da Silva / SD
Segundo-Secretário: José Humberto de Souza / PODE



Lista de Presença na Sessão
Aerton Sérgio Belo de Alexandria / PSDB
Allyson da Silva Medeiros / SD
Ana Paula Rodrigues Emerenciano de Souza / PSDB
Geraldo Emídio de Araújo / PSDB
Jancele Wendell da Silva / SD
José Humberto de Souza / PODE
Josémilton Gomes do Rego / PODE
Placido Tomaz de Lima Neto / PSDB



Justificativas de Ausência na Sessão
Parlamentar Justificativa Ausente em
Ângela Mayara Ferreira do Rêgo AUSÊNCIA POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR Sessão



Expedientes
ABERTURA DA SESSÃO:

Ao décimo oitavo dia do mês de maio de 2026, segundafeira, às dez horas, reuniu-se ordinariamente, no Plenário da Câmara Municipal de Várzea, no Palácio Severino Cruz de Andrade, situado na Rua Sete de Setembro, número treze, Centro, município de Várzea, Estado do Rio Grande do Norte, sob a presidência do vereador Allyson da Silva Medeiros e secretariado pelo Vice-predisente, Jancele Wendell da Silva.

APRECIAÇÃO DA ATA DA SESSÃO ANTERIOR:

Verificado o número legal de vereadores presentes, conforme o regimento interno, o Presidente iniciou a sessão invocando o nome de Deus rerepresentando o povo varzeano solicitou aos vereadores que assinassem a folha de frequência. Em seguida, solicitou ao  Vice-predisente, Jancele Wendell da Silva. para que fizesse a leitura da Ata da sessão anterior.  Após a leitura, o Presidente colocou a ata em discussão. Não havendo discussãoda ata, a ata foi aprovada por unanimidade.

LEITURA DAS MATÉRIAS PROTOCOLADAS NO EXPEDIENTE:

Não houve matérias procoladas no expediente.

APRECIAÇÃO E VOTAÇÃO DAS MATÉRIAS DA ORDEM DO DIA:

 Não houve matérias da ordem do dia. 




Lista de Presença na Ordem do Dia
Aerton Sérgio Belo de Alexandria / PSDB
Allyson da Silva Medeiros / SD
Ana Paula Rodrigues Emerenciano de Souza / PSDB
Geraldo Emídio de Araújo / PSDB
Jancele Wendell da Silva / SD
José Humberto de Souza / PODE
Josémilton Gomes do Rego / PODE
Placido Tomaz de Lima Neto / PSDB



Conteúdo Multimídia



Considerações Finais

O vereador presidente, Allyson Mederios, declarou que, não havendo mais matéria a ser apreciada na sessão do dia, a palavra estava facultada aos demais vereadores e solicitou que os que desejassem fazer uso da tribuna se inscrevessem. O Vereador Vice-Presidente Jancele Wendell, em nome da Vereadora Mayara, informou que todos os Vereadores foram convidados para as festividades da Capela de Nossa Senhora de Fátima. A sugestão apresentada foi a doação de uma girandola, e a Câmara Municipal, em seu conjunto, será padrinho dos fogos. O convite se estende a todos os parlamentares para estarem presentes no dia 3, quarta-feira, na coroação da capela. Além disso, o Vereador compartilhou a informação de que, na segunda-feira anterior, ocorreu a licitação para as casas populares, com empresa já definida, e que em breve as obras devem ter início.

O Vereador Segundo-Secretário José Humberto, ao usar a palavra, comunicou estar apresentando, nesta Casa Legislativa, um ofício destinado ao Senador Styvenson Valentim, solicitando a construção de um posto policial para o município de Várzea. Relatou ter tratado do assunto com o senador durante o evento Conecta e, na oportunidade, pediu a colaboração dos demais Vereadores para analisarem e, possivelmente, assinarem o documento, ressaltando a grande importância da iniciativa para o município.

O Vereador Aerton Alexandria, ao usar a palavra, dirigiu-se ao Presidente da Casa para confirmar se os pedidos e requerimentos mencionados em sessões anteriores foram devidamente encaminhados ao Executivo e se houve resposta por parte da administração municipal. Em seguida o Presidente, Allyson Medeiros, em resposta confirma que os requerimentos foram enviados e teve resposta.

O Vereador Geraldo Emídio, ao usar a palavra, cumprimentou o Presidente e os demais Vereadores e iniciou seu pronunciamento registrando que costuma visitar as obras em andamento, considerando essa uma obrigação inerente ao mandato de fiscalizar os recursos públicos.

Relatou que, ao vistoriar o calçamento nas proximidades do cemitério, no sentido Arnor Coelho, onde a via se estende até a rua "Sofá", constatou que não foi construído nenhum quebra-molas. Informou ter conversado com moradores da região, que também manifestaram essa preocupação. Defendeu que a instalação do redutor de velocidade é de grande importância, pois se trata de uma avenida longa, com circulação de moradores, crianças e comércio, sendo necessária para reduzir a velocidade dos veículos. Sugeriu, então, que o Secretário de Obras e o engenheiro responsável sejam acionados para avaliar e viabilizar a construção do quebra-molas.

Em complemento, emendou a fala do Vereador Aerton sobre as respostas do Executivo, mencionando que a população tem questionado informações acerca da posição das casas populares e também sobre a situação da desapropriação das duas residências mencionadas em requerimentos anteriores. Concluiu agradecendo a atenção.

O Vereador Aerton Alexandria, ao usar a palavra, referiu-se ao ofício apresentado pelo Vereador Zé Humberto e indagou se algum dos pares teria informações sobre a atual estrutura do policiamento no município. Questionou o motivo pelo qual o posto policial está funcionando em uma casa alugada localizada na Rua Wendick Lopes, bem como as condições desse imóvel, se a mudança teria ocorrido em razão de reformas no local anterior. Por fim, mencionou que o ofício em questão trata da doação de um terreno municipal para a construção de uma unidade policial e pediu que os colegas compartilhassem algum dado que tivessem sobre o assunto.

Em resposta à indagação do Vereador Aerton, o Vereador José Humberto esclareceu que, há cerca de três meses, a estrutura onde funcionava o destacamento policial encontrava-se em situação precária, com a própria caixa d'água em risco de desabamento. Diante disso, a gestão municipal, por meio de diálogo com o Prefeito, conseguiu disponibilizar uma casa para alojamento dos policiais, uma vez que o local anterior não oferecia condições mínimas de segurança para os militares.

Informou, ainda, que tratou do assunto com o Senador Styvenson Valentim, o qual destinou uma emenda parlamentar para a construção de um novo destacamento policial, uma vez que o imóvel atualmente ocupado, pertencente ao Estado, encontra-se sucateado e inviabiliza qualquer reforma. Por essa razão, a proposta é que o município doe um terreno para a edificação da nova unidade.

O Vereador Aerton Alexandria, complementando o debate sobre o destacamento policial, questionou se o terreno onde atualmente funciona a unidade, por pertencer ao Estado, ficará sem utilização. Esclareceu que a indagação era apenas uma dúvida para análise do colegiado, não necessitando de resposta imediata.

Em seguida, parabenizou a iniciativa do ofício apresentado e manifestou a expectativa de que o Senador Styvenson Valentim contribua com o município por meio da nova unidade policial.

Aproveitou a oportunidade para adiantar seu interesse em trazer, na próxima sessão, um requerimento acerca do matadouro municipal, que passou por reforma e permaneceu sem utilização por anos. Defendeu que a reativação do espaço é importante para garantir a qualidade das carnes e alimentos destinados à população.

Concluiu agradecendo a todos e desejando uma ótima semana e um início de mês abençoado.

O Presidente, ao encerrar os trabalhos, informou que a próxima sessão ordinária ficou agendada para o dia 15 de junho. Registrou, ainda, a justificativa de ausência da Vereadora Ângela Mayara por motivo pessoal. Agradeceu a presença de todos e declarou encerrada a sessão.