O Vereador Aerton Alexandria, ao usar a palavra, dirigiu-se ao Presidente da Casa para confirmar se os pedidos e requerimentos mencionados em sessões anteriores foram devidamente encaminhados ao Executivo e se houve resposta por parte da administração municipal. Em seguida o Presidente, Allyson Medeiros, em resposta confirma que os requerimentos foram enviados e teve resposta.
O Vereador Geraldo Emídio, ao usar a palavra, cumprimentou o Presidente e os demais Vereadores e iniciou seu pronunciamento registrando que costuma visitar as obras em andamento, considerando essa uma obrigação inerente ao mandato de fiscalizar os recursos públicos.
Relatou que, ao vistoriar o calçamento nas proximidades do cemitério, no sentido Arnor Coelho, onde a via se estende até a rua "Sofá", constatou que não foi construído nenhum quebra-molas. Informou ter conversado com moradores da região, que também manifestaram essa preocupação. Defendeu que a instalação do redutor de velocidade é de grande importância, pois se trata de uma avenida longa, com circulação de moradores, crianças e comércio, sendo necessária para reduzir a velocidade dos veículos. Sugeriu, então, que o Secretário de Obras e o engenheiro responsável sejam acionados para avaliar e viabilizar a construção do quebra-molas.
Em complemento, emendou a fala do Vereador Aerton sobre as respostas do Executivo, mencionando que a população tem questionado informações acerca da posição das casas populares e também sobre a situação da desapropriação das duas residências mencionadas em requerimentos anteriores. Concluiu agradecendo a atenção.
O Vereador Aerton Alexandria, ao usar a palavra, referiu-se ao ofício apresentado pelo Vereador Zé Humberto e indagou se algum dos pares teria informações sobre a atual estrutura do policiamento no município. Questionou o motivo pelo qual o posto policial está funcionando em uma casa alugada localizada na Rua Wendick Lopes, bem como as condições desse imóvel, se a mudança teria ocorrido em razão de reformas no local anterior. Por fim, mencionou que o ofício em questão trata da doação de um terreno municipal para a construção de uma unidade policial e pediu que os colegas compartilhassem algum dado que tivessem sobre o assunto.
Em resposta à indagação do Vereador Aerton, o Vereador José Humberto esclareceu que, há cerca de três meses, a estrutura onde funcionava o destacamento policial encontrava-se em situação precária, com a própria caixa d'água em risco de desabamento. Diante disso, a gestão municipal, por meio de diálogo com o Prefeito, conseguiu disponibilizar uma casa para alojamento dos policiais, uma vez que o local anterior não oferecia condições mínimas de segurança para os militares.
Informou, ainda, que tratou do assunto com o Senador Styvenson Valentim, o qual destinou uma emenda parlamentar para a construção de um novo destacamento policial, uma vez que o imóvel atualmente ocupado, pertencente ao Estado, encontra-se sucateado e inviabiliza qualquer reforma. Por essa razão, a proposta é que o município doe um terreno para a edificação da nova unidade.
O Vereador Aerton Alexandria, complementando o debate sobre o destacamento policial, questionou se o terreno onde atualmente funciona a unidade, por pertencer ao Estado, ficará sem utilização. Esclareceu que a indagação era apenas uma dúvida para análise do colegiado, não necessitando de resposta imediata.
Em seguida, parabenizou a iniciativa do ofício apresentado e manifestou a expectativa de que o Senador Styvenson Valentim contribua com o município por meio da nova unidade policial.
Aproveitou a oportunidade para adiantar seu interesse em trazer, na próxima sessão, um requerimento acerca do matadouro municipal, que passou por reforma e permaneceu sem utilização por anos. Defendeu que a reativação do espaço é importante para garantir a qualidade das carnes e alimentos destinados à população.
Concluiu agradecendo a todos e desejando uma ótima semana e um início de mês abençoado.
O Presidente, ao encerrar os trabalhos, informou que a próxima sessão ordinária ficou agendada para o dia 15 de junho. Registrou, ainda, a justificativa de ausência da Vereadora Ângela Mayara por motivo pessoal. Agradeceu a presença de todos e declarou encerrada a sessão.