Considerações Finais (14ª SESSÃO ORDINÁRIA de 2025 da 1ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura)

O vereador presidente, Allyson Mederios, declarou que, não havendo mais matéria a ser apreciada na sessão do dia, a palavra estava facultada aos demais vereadores. O vereador Aerton Sérgio ao fazer o uso da palavra cumprimentou os pares e manifestou a necessidade de obter informações adicionais sobre os projetos de lei encaminhados pelo Executivo antes da votação na próxima sessão. Solicitou que a Casa requisite ao Executivo dados sobre a trajetória de Ângela Maria, cujo nome foi proposto para a biblioteca municipal, para fundamentar a votação. Questionou também a possível existência de projeto anterior similar ao de nº 020/2023, citando que a vereadora Terezinha Tomaz já havia apresentado proposta correlata em mandato passado. Apoiou a tramitação dos projetos pelas comissões técnicas, conforme orientação da presidência, para análise adequada. Agradeceu a atenção e encerrou sua manifestação. Posteriormente o vereador Plácido Tomaz destacou a importância das comissões técnicas para esclarecer dúvidas sobre projetos em tramitação, citando como exemplo a recente análise da Procuradoria da Mulher, cujo relatório não foi disponibilizado aos parlamentares. Solicitou que a comissão responsável pelos projetos atuais apresente informações sobre A trajetória da professora Ângela Maria (homenageada da biblioteca) e A existência de projetos anteriores similares ao PL 020/2025 Ressaltou a necessidade de acesso prévio aos dados para fundamentar a votação. Agradeceu e encerrou sua manifestação. Em resposta referente a analise da Procuradoria da Mulher, o vereador presidente,  esclareceu que projetos de resolução que tem origem interna não seguem para as comissões técnicas, diferenciando-os dos projetos provenientes do Executivo, que possivelmente passam por essa tramitação.

O vereador Jancele Wendell, por sua vez, utilizou a fala para msnifestar sobre o projeto de mudança de nome de rua. Informou ter conhecimento de requerimentos anteriores sobre o mesmo assunto, incluindo um da ex-vereadora Terezinha e outro do ex-vereador Marciel, ambos aprovados pela Casa, mas sem confirmação de promulgação pelo Executivo. Salientou que, se não promulgados, tais projetos mantêm validade legal. Comprometeu-se a analisar a nova proposta do Executivo para votação na próxima sessão. Encerrou desejando bom dia a todos.

Por fim, o vereador Geraldo Emídio fez o uso da palavra cumprimentando  os presentes, lembrando a data comemorativa do Dia da Democracia (25 de junho). Solicitou ao Presidente que cobre do Executivo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, a agilização da troca de lâmpadas queimadas na iluminação pública, destacando as recorrentes reclamações da população e da mídia local sobre o problema. Informou que a secretaria alega falta de lâmpadas no estoque, com previsão de chegada em 15 dias, e questionou os motivos da demora, uma vez que a Câmara já aprovou licitação para a aquisição desses materiais. Pediu que o gestor seja cobrado para resolver a situação.

Não havendo mais manifestações, o vereador presidente, declarou encerrada a 14ª sessão ordinária, agradecendo a todos os presentes.