Considerações Finais (12ª SESSÃO ORDINÁRIA de 2025 da 1ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura)
Não havendo matéria a ser apreciada, o Presidente facultou a palavra. O vereador Aerton Sérgio dirigiu-se ao Presidente para tratar de pontos em plenário. Indagou sobre a Projeto de Lei do leilão, questionando quando será obtido um posicionamento acerca da ressalva ou observação feita anteriormente, especificamente sobre a forma de distribuição do valor arrecadado. Perguntou se já existe uma resposta ou quando esta será disponibilizada. Em seguida o Presidente e informou que, por enquanto, não há uma resposta disponível sobre o questionamento formulado. Colocou-se à disposição para solicitar a presença de um secretário do Executivo no plenário, caso os demais vereadores julgassem necessário, a fim de que o assunto possa ser melhor esclarecido. Dando sequência o Vereador Jancele Wendel cumprimentou os colegas e presentes. Manifestou concordância com a necessidade de se obter uma resposta do Executivo sobre o destino dos valores arrecadados no leilão de bens inservíveis. Propos que seja encaminhado um ofício em nome de todos os nove vereadores para solicitar formalmente o esclarecimento, afirmando ser uma medida simples e de fácil resolução. O Vereador Aerton Sérgio dirigiu-se novamente Presidente e propôs a redação de um ofício, de comum acordo, a ser enviado à Secretaria de Administração da Prefeitura. Sugeriu que o documento solicite esclarecimentos detalhados sobre a destinação, o cronograma e a previsão para a realização do leilão de bens inservíveis, conforme tratado no Projeto de Lei em discussão. Justificou a medida como necessária para que a Casa Legislativa possa prestar contas à população, que cobra tais explicações. A proposta foi apresentada como um consenso entre os vereadores. O Vereador Jancele Wendel fez um esclarecimento prévio, informando que já começaram a chegar novos recursos ao município. Ressaltou que tais valores não são oriundos do leilão de bens inservíveis, que ainda não foi realizado. Informou que foram doados pelo Senador Styvenson Valentim uma reta de escavadeira e um trator novos, equipamentos que, em sua avaliação, trarão significativos benefícios à população varzeana.
O Vereador Aerton Sérgio faz uma breve recapitulação das proposições que passou pela casa lesgislativa que ainda não tiveram uma resposta formal do Executivo.
A vereadora Ângela Mayara ao fazer o uso da palavra comunicou ao plenário a inauguração da Procuradoria da Mulher, informando que representantes da procuradoria do estado e da assembleia legislativa estarão presentes. Destacou a importância do evento como um marco histórico para o município e reforçou o convite para a sessão solene, que ocorrerá no dia seguinte, a partir das 14 horas, no mesmo plenário.
Posteriormente o Vereador Geraldo Emídio ao fazer o uso da palavra Questionou a demora na manutenção de uma luminária caída há oito dias no Bairro Novo, sugerindo que a situação seria diferente se o problema ocorresse em uma área central. Cobrou dos nove vereadores, eleitos para defender e fiscalizar, uma atitude mais proativa perante o Executivo para resolver tais questões. Também cobrou resposta sobre uma indicação feita em conjunto com o vereador Aerton para reforma da praça, que inclui a troca de postes e a construção de uma cisterna. Relatou ser constantemente cobrado pela população sobre a falta de roçagem nas estradas vicinais, com mato alto fechando as vias. Alertou para o perigo que a vegetação, principalmente a planta popularmente conhecida como "dedeira", representa para a segurança no tráfego, especialmente para o transporte escolar. Solicitou à Secretaria de Meio Ambiente maior atenção ao problema e se colocou à disposição para ajudar, cobrando resultados. Parabenizou o prefeito e a secretaria competente pela boa qualidade da manutenção das estradas principais. No entanto, reiterou uma indicação para colocar cascalho ou "ara" em pontos críticos das estradas carroçáveis, citando como exemplo um ônibus escolar que atolou recentemente no Itapacurá. Cobrou uma resposta do Executivo sobre a indicação para poder prestar contas à população.
Por fim o Vereador Presidente comunicou aos demais vereadores, em primeira mão, que a partir do próximo sábado, será realizado na Câmara Municipal, em parceria com a Assembleia Legislativa, o curso ProEM. Informou que a iniciativa foi viabilizada através de requerimento do vereador Aerton e que as aulas ocorrerão aos sábados, via videoconferência. Solicitou que os parlamentares divulguem o curso em suas redes e informou que a Casa também fará a divulgação. Aproveitou o momento para destacar a abertura da Semana da Cultura, afirmando nunca ter visto, em sua história de vida pública, a Câmara completa participando de um evento de forma unida. Ressaltou que isso demonstra a união e parceria do Legislativo com o Poder Municipal para a realização do evento grandioso no município. Por fim, indagou se mais algum vereador tinha interesse em fazer uso da palavra.